Tiradentes

Tiradentes

CLIQUE AQUI: Tiradentes em PDF

 

Joaquim José da Silva Xavier

Herói Nacional Luta pela Liberdade

 

CLIQUE AQUI: Tiradentes em PDF

 

 

 

 

Tiradentes

 

Olá, eu sou Joaquim José da Silva Xavier, mas você provavelmente me conhece mais pelo nome de Tiradentes!

Fico muito feliz em contar um pouco da minha história para vocês. Estou aqui para contar minha história e para que entendam como a busca por liberdade e justiça guiou minha vida e por que sou lembrado como um importante herói da Inconfidência Mineira.

 

Meu Nascimento e Início da Vida

Eu nasci em 1746 (alguns dizem que foi em 1750) na fazenda de Pombal, pertinho da cidade de São João del Rei, que fica em Minas Gerais. Naquela época, o Brasil era uma colônia de Portugal, o que significa que o rei de Portugal mandava em tudo aqui.

 

Vim de uma família simples: meu pai, Domingos, era um fazendeiro, e minha mãe, Antônia, cuidava da casa. Infelizmente, a vida não foi fácil, e eu perdi meus pais quando era bem jovem. Por causa disso, não pude estudar por muito tempo e tive que ir morar com meu tio, que era dentista.

 

De Dentista a Militar

A palavra Tiradentes (que significa “tirador de dentes”) veio justamente do trabalho que aprendi com meu tio! Eu viajava por várias cidades de Minas Gerais, fazendo o trabalho de dentista (arrancando dentes e fazendo pequenas cirurgias), além de ser um pouco farmacêutico e médico de vez em quando.

 

Apesar de gostar de ajudar as pessoas, eu queria mais. Por isso, me juntei à Cavalaria dos Dragões em 1780. Os Dragões eram como policiais e militares da época, responsáveis por manter a ordem e garantir que o ouro fosse enviado para Portugal. Fui subindo de patente até me tornar Alferes, que é uma patente de oficial militar.

 

A Revolta Contra a Injustiça

Enquanto trabalhava, eu via de perto como o povo de Minas Gerais estava infeliz. O motivo? Portugal exigia cada vez mais ouro e dinheiro do Brasil. Um imposto que nos revoltava muito era a derrama.

 

A derrama era uma lei cruel! Se a população de Minas não conseguisse juntar uma quantidade mínima de ouro que Portugal pedia por ano, o governo português entrava nas casas das pessoas, confiscava bens (móveis, joias, etc.) e prendia quem precisasse para pagar a dívida. Eu, assim como muitos, achava isso uma grande injustiça.

 

A Inconfidência Mineira

Eu comecei a me encontrar com outros amigos, como poetas, padres e fazendeiros, que também estavam cansados de Portugal. Começamos a sonhar com um Brasil independente, onde o povo pudesse criar suas próprias leis e não precisasse pagar impostos tão altos para um rei que vivia longe. Esse plano de revolução ficou conhecido como Inconfidência Mineira.

 

Nós queríamos que Minas Gerais se tornasse uma República, um país livre. Eu era um dos que mais falava sobre isso, convencendo as pessoas e organizando os planos para o dia em que a derrama fosse cobrada. A ideia era começar a revolta e proclamar a liberdade do Brasil ali mesmo.

 

Traição e Sacrifício

 

Infelizmente, um dos nossos amigos, chamado Joaquim Silvério dos Reis, nos traiu. Ele contou todos os nossos planos para o governo português em troca de ter suas próprias dívidas perdoadas.

 

Fomos todos presos, mas eu fui considerado o líder e a pessoa mais perigosa para o Rei de Portugal. Mesmo sendo interrogado e pressionado, eu assumi toda a culpa, protegendo meus companheiros.

 

Em 21 de abril de 1792, fui condenado e enforcado no Rio de Janeiro. Meu corpo foi separado e os pedaços foram espalhados pelas estradas de Minas Gerais, para que servissem de aviso a qualquer um que pensasse em se revoltar contra Portugal.

 

O Herói da Liberdade

O que aconteceu comigo não serviu de aviso, e sim de inspiração! Meu sonho de liberdade continuou vivo no coração do povo brasileiro.

Sou o símbolo da Inconfidência Mineira.

Minha coragem em lutar por um país livre e justo me transformou em um Mártir (alguém que morre por uma causa ou ideal).

 

A data da minha morte, 21 de abril, é feriado nacional e serve para lembrar o valor da liberdade e da justiça para o nosso país.

 

Eu morri sonhando com um Brasil livre, mas meu sacrifício ajudou a plantar a semente da Independência que viria anos depois. Espero que, ao ouvir minha história, você se lembre sempre da importância de lutar por aquilo em que você acredita!

 

https://youtu.be/0f82uSXW7D8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.