Clarice Lispector

Clarice Lispector

CLIQUE AQUI: Clarice Lispector em PDF

 

Chaya Pinkhasivna Lispector

vida de Clarice Lispector Lispector

CLIQUE AQUI: Clarice Lispector em PDF

 

 

Clarice Lispector

 

 

Olá, eu sou Clarice Lispector, mas meu nome completo de batismo era Chaya Pinkhasivna Lispector. É um prazer enorme compartilhar um pouquinho da minha vida com vocês!

 

Onde e Quando Tudo Começou

Eu nasci muito longe daqui, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Minha família e eu éramos judeus e, por conta de muitas dificuldades e perseguições na Europa, meus pais decidiram que precisávamos buscar um lugar melhor para viver.

 

Foi assim que, quando eu era bem pequena, com cerca de dois anos, viemos morar no Brasil! Este país lindo se tornou o meu lar e a minha grande inspiração.

 

Minha Infância no Brasil

Chegamos primeiro em Maceió, Alagoas, onde morei por um tempo. Depois, nos mudamos para o Recife, em Pernambuco. O Recife foi o lugar onde minha imaginação começou a florescer. Eu adorava observar as pessoas e as coisas ao meu redor, e percebia que havia mistérios e sentimentos escondidos em tudo, até no mais simples dos objetos.

 

Eu sempre fui uma criança que gostava muito de ler e, mais do que isso, de escrever. Comecei a escrever pequenas histórias e poemas. Era como se as palavras corressem para fora de mim, buscando dar nome ao que eu sentia e pensava.

 

A Cidade Grande e a Profissão

Quando eu era adolescente, minha família se mudou novamente, dessa vez para o Rio de Janeiro. O Rio é uma cidade gigante, cheia de vida!

 

No Rio, eu estudei Direito na faculdade. Sim, acreditem, estudei para ser advogada! Mas, mesmo enquanto estudava, eu já trabalhava como jornalista e escritora, escrevendo para jornais. Meu amor pelas palavras era maior do que qualquer outra coisa!

 

Foi nessa época, bem jovem, que publiquei meu primeiro livro, o romance “Perto do Coração Selvagem”, em 1943. Eu tinha apenas 23 anos! Esse livro chamou muita atenção por ser diferente e muito profundo.

 

Meus Grandes Feitos: Uma Escritora de Sentimentos

As pessoas me conhecem como uma escritora de sentimentos. Eu não gostava de escrever histórias de aventura ou com muitas ações. Eu gostava de escrever sobre o que está dentro da gente – sobre as dúvidas, as alegrias simples, a confusão de ser humano e o momento em que a gente se dá conta de algo importante.

 

A Descoberta do Mundo Interior: Meus livros são como um espelho que ajuda as pessoas a olharem para dentro de si. Eu escrevia sobre o cotidiano, mas transformava esse cotidiano em algo mágico.

 

Livros Famosos: Eu escrevi muitos livros, mas alguns ficaram muito conhecidos, como “Laços de Família” (que são contos maravilhosos), “A Paixão Segundo G.H.” e “A Hora da Estrela” (que é a história da Macabéa, uma moça simples do Nordeste).

 

Para Crianças: Eu também gostava de escrever para crianças! Eu pensava que as crianças são muito inteligentes e gostam de histórias diferentes. Escrevi livros como “O Mistério do Coelho Pensante” e “A Vida Íntima de Laura”.

 

Eu me casei, tive dois filhos (Pedro e Paulo) e viajei por vários países por causa da profissão do meu marido, mas o Brasil e a Língua Portuguesa sempre foram o meu porto seguro para escrever.

 

Meu Legado

Eu deixei este mundo no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de completar 57 anos.

 

Hoje, sou considerada uma das maiores escritoras do Brasil e do mundo. Meu trabalho é estudado nas escolas e nas universidades porque eu consegui fazer algo muito difícil: escrever de um jeito que parece que estamos conversando sobre a vida e, ao mesmo tempo, nos faz pensar profundamente sobre quem somos.

 

Espero que vocês gostem de ler minhas histórias e que elas ajudem vocês a ver o mundo de uma forma mais curiosa e cheia de perguntas!

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.