Tom Jobim

Tom Jobim

CLIQUE AQUI: Tom Jobim em PDF

 

Biografia de Tom Jobim

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim Antônio Carlos Jobim

CLIQUE AQUI: Tom Jobim em PDF

 

 

 

Tom Jobim

Olá! Eu sou Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mas o mundo inteiro me conhece como Tom Jobim. Prepare-se, pois vou te contar como um menino que amava o mar do Rio de Janeiro se tornou um dos maiores músicos de todos os tempos!

 

O Começo de Tudo

Eu nasci no dia 25 de janeiro de 1927, na cidade do Rio de Janeiro. Quando eu era bem pequeno, mudei com minha família para um bairro chamado Ipanema. Naquela época, Ipanema era cheia de árvores e tinha uma praia maravilhosa.

 

Sabe como comecei na música? Foi por acaso! Minha mãe e meu padrasto alugaram um piano para a minha irmã estudar, mas quem acabou se apaixonando pelo instrumento fui eu. Eu passava horas tocando e sentindo as notas. Além do piano, eu também adorava tocar violão e flauta.

 

O Nascimento da Bossa Nova

Quando cresci, cheguei a pensar em ser arquiteto, mas a música falava mais alto no meu coração. Eu comecei tocando em bares e clubes à noite.

 

Nos anos 50, me juntei a outros amigos músicos, como João Gilberto e o poeta Vinicius de Moraes. Juntos, criamos um jeito novo de tocar samba: mais suave, mais moderno e com um ritmo diferente. Esse estilo ganhou o nome de Bossa Nova. A gente não precisava gritar para cantar; a música era como um segredo contado ao pé do ouvido.

 

Meus Grandes Feitos

Minha vida foi cheia de momentos inesquecíveis, e aqui estão alguns dos maiores:

 

Garota de Ipanema: Junto com Vinicius de Moraes, escrevi essa música que se tornou uma das mais famosas do mundo inteiro! Ela foi inspirada em uma moça linda que passava a caminho do mar.

 

Conquistando o Mundo: Em 1962, levei a música brasileira para os Estados Unidos, num show gigante no Carnegie Hall, em Nova York. Os americanos ficaram encantados com o nosso ritmo!

 

Mestre das Águas e das Aves: Eu amava a natureza. Por isso, fiz músicas como “Águas de Março” e “Passarim”. Eu achava que a música e a natureza deveriam viver sempre juntas.

 

Reconhecimento: Ganhei prêmios importantes, gravei discos com cantores internacionais famosos (como Frank Sinatra) e mostrei que a música do Brasil tem uma qualidade incrível.

 

Meu Legado

Eu parti em 1994, mas deixei centenas de canções que as pessoas cantam até hoje em todos os cantos do planeta. Hoje, quando as pessoas chegam ao Rio de Janeiro de avião, elas pousam no Aeroporto Internacional Tom Jobim, que leva o meu nome como homenagem.

 

Minha mensagem para você é simples: olhe para o mundo com poesia, cuide da natureza e nunca deixe de ouvir a música que vem do coração!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.