CLIQUE AQUI: Dom Pedro I em PDF
CLIQUE AQUI: Dom Pedro I em PDF
Dom Pedro I
Olá, eu sou o Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, nome longo né? Mas podem me chamar de Dom Pedro I!
Nasci no Palácio de Queluz, perto de Lisboa, em Portugal, no dia 12 de outubro de 1798. Sou filho do Rei Dom João VI e da Rainha Carlota Joaquina. Desde cedo, eu estava destinado a grandes responsabilidades, mas a minha vida mudou muito quando eu era criança.
A Viagem para o Brasil e a Infância
Quando eu tinha apenas 9 anos, aconteceu uma coisa muito importante. A família real de Portugal (o meu pai, a minha mãe e eu, claro!) precisou fugir de um exército poderoso chamado de exército de Napoleão Bonaparte. Então, em 1808, nós atravessamos o Oceano Atlântico e viemos morar no Brasil, que naquela época era colônia de Portugal.
O Brasil se tornou a minha casa. Eu gostava muito de cavalgar, de música e de estar em contato com o povo. Cresci no Rio de Janeiro e senti um carinho enorme por essa terra.
Príncipe Regente e a Pressão de Portugal
Quando o meu avô morreu, meu pai, Dom João VI, voltou para Portugal em 1821 para se tornar rei de lá, mas me deixou no Brasil como Príncipe Regente. Isso significava que eu era o responsável por governar o Brasil em nome do meu pai.
Portugal, porém, queria que o Brasil voltasse a ser uma colônia simples, com menos liberdade. O povo brasileiro não gostava disso! Havia uma grande pressão para que eu voltasse para Portugal e para que o Brasil perdesse a importância que tinha ganhado.
O Dia do Fico e a Independência
O momento mais decisivo da minha vida foi em 1822. As cortes (espécie de parlamento) de Portugal me mandaram uma ordem para que eu voltasse para lá imediatamente. Mas muitos brasileiros me pediram para ficar.
No dia 9 de janeiro de 1822, declarei que ficaria no Brasil. Essa data ficou conhecida como o Dia do Fico!
Depois de alguns meses, percebi que Portugal não iria desistir de querer controlar o Brasil. Então, no dia 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo, eu dei o famoso grito: “Independência ou Morte!”
Foi assim que o Brasil se tornou um país livre e independente de Portugal. Fui aclamado o primeiro Imperador do Brasil e passei a ser conhecido como Dom Pedro I.
Imperador e as Mudanças
Como Imperador, o meu primeiro grande feito foi dar ao Brasil a sua primeira Constituição, em 1824. A Constituição é a lei mais importante de um país. Ela diz como o país deve ser governado e quais são os direitos e deveres dos cidadãos.
Também enfrentei desafios, como guerras para manter o território do Brasil unido e decisões políticas difíceis.
De Volta a Portugal
A minha história não termina no Brasil! Em 1831, por causa de muitos problemas e pressões políticas, eu resolvi abdicar (ou seja, renunciar ao trono) em favor do meu filho mais novo, Dom Pedro de Alcântara, que se tornou Dom Pedro II (este é outro grande personagem da história brasileira!).
Voltei para a Europa para lutar pelos direitos da minha filha, Maria da Glória, ao trono de Portugal. Lá, eu sou conhecido como Dom Pedro IV. Consegui realizar essa missão e minha filha se tornou rainha de Portugal.
Infelizmente, adoeci e morri no mesmo palácio onde nasci, em Queluz, Portugal, em 1834, aos 35 anos de idade.
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco da minha agitada e importante vida!




