Dom Pedro II

Dom Pedro II

 

CLIQUE AQUI: Dom Pedro II em PDF

 

Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon

Imperador do Brasil

CLIQUE AQUI: Dom Pedro II em PDF

 

 

Dom Pedro II

 

Olá, eu sou o Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon, que nome gigantesco né? Mas vocês podem me chamar de Dom Pedro II!

 

Nasci no Rio de Janeiro, em 2 de dezembro de 1825. Sou o único filho homem do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Maria Leopoldina. Tive uma infância bem diferente da maioria das crianças.

 

O Imperador Menino

Quando eu tinha apenas cinco anos de idade, meu pai, Dom Pedro I, decidiu abdicar do trono (deixar de ser imperador) e voltar para Portugal. Assim, eu me tornei o novo Imperador do Brasil. Imaginem só: um imperador de 5 anos!

 

Como eu era muito criança para governar, o Brasil foi governado por pessoas escolhidas para isso. Esse período, de 1831 a 1840, é chamado de Regência. Foi uma época cheia de dificuldades para o país, com muitas revoltas.

 

 

 

Minha Educação e a Maioridade

Minha educação foi levada muito a sério. Eu adorava ler e estudar! Tive muitos professores que me ensinaram sobre ciências, línguas, história e arte. Eu falava várias línguas e tinha uma enorme curiosidade pelo conhecimento.

 

Para acabar com os problemas da Regência, os políticos brasileiros decidiram que eu deveria começar a governar antes da hora, mesmo sendo jovem. Então, em 1840, quando eu tinha apenas 14 anos, foi decretada a minha Maioridade. A partir desse momento, eu assumi de verdade o trono.

 

 O Segundo Reinado (1840-1889)

Meu governo, chamado de Segundo Reinado, durou quase 50 anos! Foi um período de bastante paz e progresso para o Brasil. Eu viajava muito pelo país para conhecer as necessidades do meu povo.

 

Grandes Realizações

Paz Interna: Consegui acalmar as revoltas que existiam no início do meu reinado. O país ficou mais estável e unido.

 

Abolição da Escravidão: Esse foi, talvez, o ato mais importante da minha época. Desde cedo, eu era contra a escravidão. Minha filha, a Princesa Isabel, assinou a Lei Áurea em 1888, que finalmente libertou todos os escravizados no Brasil.

 

Desenvolvimento: O Brasil cresceu, o café se tornou um produto muito importante, e construímos ferrovias (linhas de trem), telégrafos (para comunicação) e mais escolas.

 

A Guerra do Paraguai

O maior e mais triste conflito que o Brasil enfrentou durante o meu governo foi a Guerra do Paraguai (1864-1870), na qual o Brasil, junto com a Argentina e o Uruguai, lutou contra o Paraguai. Foi um período de muita dor e sacrifício.

 

O Fim do Império e o Exílio

Apesar de tudo, o Brasil estava mudando, e muitos queriam que o país deixasse de ser uma Monarquia (governado por um Imperador) e se tornasse uma República (governado por um presidente).

 

Em 15 de novembro de 1889, um movimento político e militar declarou a Proclamação da República. Eu não resisti, pois sempre quis evitar guerras e violência.

 

Fui obrigado a deixar o Brasil e fui para o exílio (morar fora do país) na Europa. Morri em Paris, na França, em 1891, sentindo muita saudade da minha pátria. Fui um imperador que amava a ciência, a educação e, acima de tudo, o povo brasileiro.

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.