Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek

CLIQUE AQUI: Juscelino Kubitschek em PDF

 

JK

Juscelino Kubitschek de Oliveira Kubitschek

CLIQUE AQUI: Juscelino Kubitschek em PDF

 

 

Juscelino Kubitschek

 

Olá! Eu sou Juscelino Kubitschek de Oliveira, mas a maioria das pessoas me chama de JK ou Juscelino Kubitschek!

 

Eu fui um médico e político muito importante na história do Brasil. Nasci em 12 de setembro de 1902, na cidade de Diamantina, em Minas Gerais.

 

Minha Infância e Formação

Minha infância não foi fácil. Meu pai, que era caixeiro-viajante, faleceu quando eu tinha apenas três anos de idade. Fui criado com muito carinho e sacrifício pela minha mãe, Júlia Kubitschek, que era professora. Estudei em um seminário, mas logo percebi que meu sonho era ser médico.

 

Estudei muito e me formei em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1927. Depois, viajei para a Europa, para países como França e Alemanha, para fazer cursos e aprender técnicas médicas modernas. Quando voltei ao Brasil, trabalhei como médico, inclusive como oficial médico da Força Pública (a polícia de Minas Gerais na época).

 

O Começo na Política

Minha entrada na política foi quase por acaso, quando um amigo me convidou para ser Chefe de Gabinete (o braço direito) do interventor de Minas Gerais, Benedito Valadares, em 1933. Gostei da experiência e, a partir daí, minha carreira deslanchou.

 

Fui prefeito de Belo Horizonte (a capital de Minas Gerais). Nessa época, comecei a mostrar meu talento para construir coisas grandes e modernas, como o famoso Conjunto Arquitetônico da Pampulha, com o arquiteto Oscar Niemeyer, depois de prefeito fui governador de Minas Gerais.

 

 

 

Meu Grande Feito: 50 Anos em 5!

 

O momento mais importante da minha vida foi quando fui eleito Presidente do Brasil em 1955. Meu lema era um desafio: fazer o Brasil crescer “50 anos em 5”! Isso queria dizer que eu queria que o país se desenvolvesse muito rapidamente em apenas cinco anos de governo.

 

Construindo o Futuro

 

Para realizar esse sonho, criei um plano chamado “Plano de Metas” com 30 objetivos para o Brasil. Os principais focos eram:

 

Energia: Construir mais hidrelétricas para termos luz e energia nas fábricas.

 

Transporte: Fazer muitas rodovias para ligar o Brasil de ponta a ponta e facilitar o transporte de mercadorias.

 

Indústria: Ajudar a trazer indústrias para o país, especialmente a indústria automobilística (carros).

 

A Construção de Brasília

 

Mas, o meu maior feito, e pelo qual sou mais lembrado, é ter construído uma nova capital para o Brasil: Brasília!

 

A ideia de levar a antiga capital do Rio de Janeiro para o centro do país, mas fui eu quem tive a coragem e a pressa de tirá-la do papel. Queria que a capital ficasse em um local mais estratégico e ajudasse a desenvolver o interior do Brasil.

 

A construção começou em 1957 e, com muito trabalho, a cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960, no tempo recorde de três anos e dez meses!

 

Chamei arquitetos e urbanistas geniais como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa para desenhar a cidade e seus edifícios modernos, como o Palácio do Planalto.

 

Apesar de ter sido muito criticado pelos altos custos e pela velocidade da obra, eu sempre defendi que Brasília era o símbolo de um novo e moderno Brasil!

 

O Legado e o Fim da Viagem

Depois de deixar a Presidência, continuei na política como senador. No entanto, em 1964, quando os militares tomaram o poder, meus direitos políticos foram cassados, e eu fui proibido de participar da política. Foi um período triste para mim.

 

Eu faleci em um acidente de carro no dia 22 de agosto de 1976, na Rodovia Presidente Dutra, entre São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Minha vida foi dedicada a construir e desenvolver o Brasil. Queria deixar um país mais moderno, industrializado e cheio de estradas. Espero que as crianças de hoje continuem a ver em Brasília um sinal de que, quando se tem um grande sonho, é possível realizá-lo!

 

https://youtu.be/qS_j-uda0hs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.