CLIQUE AQUI: Plano de aula Alinhado a BNCC EI01ET02: Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico. Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) PDF
Plano de aula Alinhado a BNCC EI01ET02: Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico. Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) WORD
BNCC Atividade Educação Infantil.
Campo de experiências:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
Plano de Aula:
Explorando Relações de Causa e Efeito com Bebês
Idade dos alunos:
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
Objetivo:
Explorar relações de causa e efeito por meio de atividades sensoriais e manipulativas.
Atividade 1: Explorando Texturas (30 minutos)
- Apresente diferentes materiais com texturas variadas, como algodão, papel de lixa, esponja, plástico bolha, entre outros.
- Coloque cada material em uma bandeja ou tapete macio, para que os bebês possam explorá-los com as mãos.
- Encoraje-os a tocar, apertar, esfregar e manipular os materiais, explorando as diferentes sensações táteis.
- Enquanto eles exploram, descreva as características de cada material, destacando as diferenças entre eles.
- Observe as reações dos bebês e incentive-os a experimentar as texturas de maneiras diferentes, estimulando a curiosidade e a descoberta.
Atividade 2: Sons e Movimentos (30 minutos)
- Providencie diferentes objetos que produzam sons quando manuseados, como chocalhos, sinos, guizos, tambor ou latas vazias.
- Coloque os objetos em uma área segura e deixe que os bebês os explorem livremente.
- Demonstre como cada objeto produz som quando agitado, batido ou tocado.
- Encoraje os bebês a fazer movimentos com os objetos para criar diferentes sons.
- Cante ou faça sons rítmicos enquanto os bebês exploram, para estimular a associação entre som e movimento.
- Observe as reações dos bebês e responda a suas ações com entusiasmo e incentivo.
Atividade 3: Água em Movimento (30 minutos)
- Encha uma bacia ou uma pequena piscina inflável com água.
- Coloque brinquedos flutuantes e objetos que possam ser facilmente manipulados pelos bebês na água, como copos, colheres de plástico, recipientes vazios, etc.
- Encoraje os bebês a mexer e bater na água, observando como ela se movimenta e como os objetos flutuam ou afundam.
- Descreva o que está acontecendo, usando palavras simples e repetindo os termos relacionados a causa e efeito, como “água vai e volta”, “objeto boia”, “água molha”.
- Permita que os bebês se divirtam com a água, explorando livremente e descobrindo as diferentes reações que ocorrem ao interagir com ela.
Atividade 4: Tintas Sensoriais (30 minutos)
- Prepare tintas sensoriais caseiras usando ingredientes não tóxicos, como gelatina comestível ou iogurte misturados com corantes naturais.
- Forneça papel ou cartolina branca, de preferência em tamanho grande, para que os bebês possam usar como superfície de pintura.
- Coloque pequenas porções de tintas em pratos ou tigelas rasas.
- Encoraje os bebês a explorar as tintas com as mãos, os pés ou com pincéis macios.
- Deixe que eles experimentem misturar as tintas, observando as cores se misturando e as diferentes texturas que as tintas proporcionam.
- Enquanto os bebês exploram as tintas, descreva as mudanças que ocorrem, como “as cores se misturam e ficam diferentes” ou “a tinta é escorregadia e molhada”.
- Incentive os bebês a fazer marcas e movimentos com as mãos ou os pincéis na superfície de pintura, criando suas próprias expressões artísticas.
- Observe suas reações e responda com entusiasmo às suas descobertas, valorizando suas expressões e esforços.
Atividade 5: Explorando Objetos em Caixas (30 minutos)
- Providencie caixas de diferentes tamanhos e materiais, como caixas de papelão, caixas de plástico ou cestas.
- Coloque objetos interessantes e seguros dentro das caixas, como brinquedos, chocalhos, tecidos macios, bolas, entre outros.
- Coloque as caixas em diferentes posições, como deitadas, em pé ou inclinadas.
- Encoraje os bebês a abrir as caixas, retirar os objetos e explorá-los com as mãos.
- Incentive-os a experimentar diferentes ações com os objetos, como empilhar, jogar ou balançar.
- Descreva as relações de causa e efeito, como “se você empurrar a bola, ela vai rolar” ou “se você balançar o chocalho, ele vai fazer barulho”.
- Observe as reações dos bebês e responda a suas descobertas com entusiasmo e incentivo.
Observações finais:
- Durante todas as atividades, esteja atento à segurança dos bebês, evitando materiais tóxicos, objetos pequenos que possam ser engolidos ou atividades que possam representar riscos.
- Esteja preparado para trocar e adaptar as atividades conforme as necessidades e interesses dos bebês, permitindo que eles liderem a exploração e a descoberta.
- Lembre-se de que os bebês aprendem principalmente por meio da interação e da exploração sensorial, portanto, forneça um ambiente rico em estímulos e oportunidades para experimentar.
- Acompanhe as reações e o desenvolvimento dos bebês ao longo do tempo, registrando suas observações para avaliar seu progresso e adaptar as atividades futuras.
Essas atividades buscam estimular a exploração sensorial dos bebês, permitindo que eles desenvolvam habilidades de causa e efeito por meio de experiências táteis, visuais e auditivas. Certifique-se de adaptar o plano de aula de acordo com as características e necessidades específicas dos bebês em sua turma.
- Observação:
Este plano de aula é uma sugestão e pode ser adaptado de acordo com as necessidades e realidades de cada grupo de bebês, considerando sempre a segurança e o bem-estar dos mesmos.