O que é um Parônimo?

CLIQUE AQUI: Parônimo em PDF

O que é Parônimo

O que são Parônimos
Parônimo

 

CLIQUE AQUI: Parônimo em PDF

 

 

O que é um Parônimo?

Parônimo é um termo utilizado na língua portuguesa para descrever palavras que possuem semelhança fonética ou ortográfica, porém têm significados diferentes. Essas palavras podem frequentemente causar confusão devido à sua semelhança, especialmente em situações de leitura, escrita ou comunicação oral.

Os parônimos são distintos dos homônimos, pois, enquanto estes têm a mesma pronúncia ou grafia, mas significados diferentes, aqueles têm grafia ou pronúncia semelhantes, mas significados distintos.

 

Aqui estão alguns exemplos de parônimos:

  1. Aço e Asso: “Aço” refere-se a um tipo de metal resistente, enquanto “Asso” é a forma conjugada do verbo “assar”.

 

  1. Censo e Senso: “Censo” se refere a um levantamento estatístico da população, enquanto “Senso” se refere à capacidade de discernimento ou juízo.

 

  1. Comprimento e Cumprimento: “Comprimento” se refere à medida de algo de ponta a ponta, enquanto “Cumprimento” se refere à ação de cumprir ou executar algo.

 

  1. Descrição e Discrição: “Descrição” refere-se a uma narrativa ou representação detalhada de algo, enquanto “Discrição” se refere à qualidade de agir com cautela ou reserva.

 

  1. Eminente e Iminente: “Eminente” significa notável ou ilustre, enquanto “Iminente” indica algo prestes a acontecer ou que está próximo de ocorrer.

 

  1. Flagrante e Fragrante: “Flagrante” refere-se a algo evidente ou perceptível, especialmente em termos de uma infração, enquanto “Fragrante” está relacionado a um aroma agradável ou perfume.

 

  1. Inflação e Infração: “Inflação” é o aumento geral dos preços, enquanto “Infração” se refere a uma violação ou transgressão de uma norma ou lei.

 

Outros exemplos de parônimos:

  1. Fonéticos:
    • “Acento” (sinal gráfico usado na escrita) e “assento” (local para sentar).
    • “Cela” (pequena cela de prisão) e “sela” (peça de montaria para cavalos).
    • “Comprimento” (extensão de algo) e “cumprimento” (ato de saudar).

 

  1. Ortográficos:
    • “Emergir” (surgir) e “imergir” (mergulhar).
    • “Aprender” (adquirir conhecimento) e “aprender” (pegar algo).
    • “Cesto” (objeto para carregar coisas) e “sesto” (hora do meio-dia).

 

É importante reconhecer os parônimos e entender suas distinções de significado para evitar mal-entendidos e utilizar as palavras de forma correta na comunicação escrita e oral.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.