Rui Barbosa

Rui Barbosa

CLIQUE AQUI: Rui Barbosa em PDF

 

Águia de Haia

Conferência de Haia Ruy Barbosa de Oliveira

CLIQUE AQUI: Rui Barbosa em PDF

 

 

 

Rui Barbosa

 

 

Olá! Eu sou Ruy Barbosa de Oliveira, mas muitas pessoas me conhecem apenas como Rui Barbosa. Sou chamado, com carinho, de Águia de Haia e Ouro da Tribuna!

 

Fico muito feliz em contar a vocês sobre minha vida dedicada à lei, à educação e à justiça no Brasil. Fui um advogado, jornalista, político e diplomata, e trabalhei muito para construir um Brasil mais justo e inteligente.

 

Meu Nascimento e Amor Pelos Livros

Eu nasci em 1849, na cidade de Salvador, na Bahia. Desde muito cedo, meus pais me incentivaram a estudar, e eu me apaixonei pelos livros. Eu devorava tudo o que via pela frente!

 

Aos 17 anos, eu já estava cursando a faculdade de Direito em Recife, e depois terminei meus estudos em São Paulo.

 

Eu me formei em Direito e comecei a trabalhar como advogado e jornalista. Para mim, as palavras eram as armas mais poderosas que existiam para defender a liberdade e a justiça.

 

A Luta Pela República e a Constituição

Eu era um grande defensor da liberdade de expressão e da igualdade. Naquela época, o Brasil era governado por um Imperador (Dom Pedro II), e eu achava que o país seria melhor se fosse uma República (onde o povo escolhe seus líderes).

 

Fui um dos maiores defensores da mudança. Quando a República foi, finalmente, proclamada em 1889, eu tive um papel importantíssimo:

 

Fui chamado para ser Ministro da Fazenda (cuidando do dinheiro do novo país).

 

Fui um dos principais responsáveis por escrever a primeira Constituição da República (a lei mais importante do país, que define como tudo deve funcionar).

 

O Brasil Republicano tem muito de mim e das minhas ideias de liberdade e democracia!

 

O Grande Feito: A Águia de Haia

Meu maior momento de fama mundial aconteceu em 1907, na Conferência da Paz de Haia, na Holanda. Essa reunião juntou representantes de muitos países para discutir regras de guerra e de paz.

 

Eu fui o representante do Brasil. No início, os países mais ricos e poderosos (como a Inglaterra e a Alemanha) não queriam dar muita voz ao Brasil e aos outros países menores.

 

Eu me levantei e fiz discursos incríveis, todos em defesa do princípio da igualdade jurídica entre as nações. Minha ideia era simples: diante da lei, todos os países devem ser tratados de forma igual, não importa se são grandes ou pequenos, ricos ou pobres.

 

Meus argumentos eram tão fortes e minha oratória (minha forma de falar) era tão brilhante que eu convenci a todos. Consegui que o Brasil tivesse o mesmo respeito e voz que as grandes potências!

 

Por causa do meu desempenho nessa conferência, onde defendi a justiça com tanta garra, ganhei o famoso apelido de “Águia de Haia”.

 

Meu Legado e Influência

 

Ao longo da minha vida, eu dediquei muito tempo a lutar por:

 

Educação: Eu acreditava que um país só pode ser forte se o seu povo for educado. Eu defendi o ensino livre e para todos.

 

Direitos: Lutei pela liberdade de imprensa e pelos direitos de todos os cidadãos.

 

Justiça: Sempre trabalhei para que a lei fosse justa e cumprida por todos.

 

Eu morri em 1923, mas meu trabalho, meus textos e minha paixão pela justiça continuam a ser estudados e admirados no Brasil e no mundo.

 

Se você vir alguém citando uma frase muito inteligente sobre liberdade ou justiça, pode ser que ela seja minha! Lembrem-se: a lei e a educação são a base de qualquer nação forte!

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.