CLIQUE AQUI: Historinha do Boitatá em PDF
CLIQUE AQUI: Historinha do Boitatá em PDF
A Lenda do Boitatá
Há muito tempo, numa terra distante do Brasil, vivia um espírito guardião das florestas chamado Boitatá. Esta criatura mística era uma grande cobra de fogo, com olhos brilhantes que iluminavam a noite. Dizem que Boitatá tinha o dever de proteger as florestas e os campos das pessoas que queriam destruí-los com incêndios.
Numa noite escura e fria, um grande incêndio começou a consumir a mata. As chamas se alastravam rapidamente, destruindo tudo em seu caminho. Os animais corriam desesperados, procurando um lugar seguro. Foi então que Boitatá despertou de seu sono profundo. Ele sentiu a dor e o sofrimento das plantas e dos animais e decidiu agir.
Com seus olhos luminosos, Boitatá começou a engolir as chamas. Ele se contorcia e serpenteava pelo fogo, absorvendo cada fagulha em seu corpo incandescente. Enquanto fazia isso, o fogo ia desaparecendo, e a mata voltava a respirar. Os animais, inicialmente assustados com a presença da cobra de fogo, logo perceberam que Boitatá estava ali para salvá-los.
Depois de engolir todo o fogo, Boitatá brilhou ainda mais intensamente. Suas escamas reluziam como brasas vivas, e seus olhos pareciam dois sóis. A partir daquele dia, Boitatá continuou a vigiar as florestas e campos, sempre pronto para apagar qualquer incêndio que pudesse surgir. Ele se tornou um símbolo de proteção e esperança para todos os habitantes da floresta.
As pessoas que viviam próximas às florestas começaram a respeitar ainda mais a natureza, pois sabiam que Boitatá estava sempre observando. A lenda do Boitatá se espalhou por todo o Brasil, ensinando gerações a cuidarem das florestas e a respeitarem a vida selvagem.
E assim, Boitatá continua sua vigilância, protegendo nossas matas e lembrando-nos da importância de preservar a natureza.